top of page
Buscar

Quais os efeitos da pandemia na saúde bucal?



Que essa pandemia mexeu com a preocupação e saúde de todos, não temos dúvidas. Por isso, vamos falar especificamente sobre o que a pandemia nos mostrou como desafios para a saúde bucal.


Segundo a Profa. Dra. Marinella Caldeira em entrevista a Faculdade de Odontologia da USP, o atual momento de pandemia pode influenciar na saúde bucal de diversas formas. Com o isolamento e distanciamento social, foi comum observar um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, assim como uma irregularidade na alimentação e cuidados com a higiene pessoal.


A pandemia o COVID-19 foi altamente estressante para a maioria das pessoas causando fortes emoções como o medo, ansiedade e solidão. Esse estresse pode aumentar a liberação de hormônio cortisol, o qual pode diminuir a produção de saliva e da capacidade de produção quanto infecções, além disso, pode contribuir para as disfunções temporomandibulares, “bruxismo”, cáries, doenças periodontais, perdas dentárias e lesões por herpes simples.


Sabe-se que a sociedade está passando por um grande período de adaptação dos novos tempos e a prevenção deverá ser uma das mudanças mais significativas, por isso, clínicas e consultórios devem passar a confiança necessária para que os pacientes tenham segurança ao ir no seu dentista.


Devido aos aumentos de queixas e por se tratar de saúde e prevenção, a pedidos do Conselho Federal de Odontologia - CFO - os profissionais de odontologia foram incluídos nos grupos prioritários para o programa de vacinação contra o vírus da COVID-19.


O profissional cirurgião dentista é constantemente exposto ao vírus, por conta de estar em contato com a boca do paciente, além de equipamentos, como a caneta de alta rotação, que libera aerossóis. A comunidade teve pouquíssimos casos de infectados, evidenciando o fato dos profissionais de odontologia estarem atentos e seguirem corretamente as normas de biossegurança.


Enquanto tudo isso não passa, a prevenção e os cuidados com a saúde continuam sendo a principal forma de enfrentar esse desafio tão atípico da nossa sociedade!


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Para que serve o BOTOX?

Primeiramente é interessante esclarecer que o Botox na verdade é o nome comercial da toxina botulínica. O uso mais comum são para o tratamento de rugas, marca de expressão, para pés de galinha e marca

bottom of page