top of page
Buscar

Afinal, o que é Cirurgia Ortognática?

O R T O G N Á T I C A, ufaaa! Palavrinha difícil, né?


De repente você vai ao seu dentista e depois de uma avaliação e estudo do seu caso chega ao diagnóstico: cirurgia ortognática. Além do nome difícil, um monte de interrogações surgem em sua cabeça, pois você (e a maioria das pessoas) nunca ouviram essa palavra na vida.


Pois bem, neste texto vamos esclarecer com palavras mais simples sobre o que é este procedimento tornando só o nome difícil.


Antes de mais nada é importante salientar que somente um profissional pode dar o diagnóstico correto, a intenção deste texto é exclusivamente informativa.


Tudo se inicia com o paciente.Geralmente o diagnóstico surge por meio de alguma queixa, seja ela pela dificuldade de respiração, mastigação, a famosa “mordida cruzada” ou até mesmo de cunho estético - quando a pessoa possui o queixo muito protuberante para frente ou para dentro.


O procedimento trata-se de uma correção dos ossos faciais (mandíbula e maxilar) ajustando no encaixe adequado da mordida que o paciente precisa. Uma cirurgia que necessita ser muito bem estudada e avaliada, pois o pós operatório, por se tratar de uma cirurgia facial, pode ser considerado “chatinho”.


Além de alimentação líquida, os cuidados com edemas e curativos, têm que ser acompanhados de perto pelo profissional.


Quando um paciente apresenta a necessidade do procedimento cirúrgico significa que ele está em tratamento há um tempo. A cirurgia ortognática pode parecer um bicho de sete cabeças, porém o Brasil conta com excelentes profissionais bucomaxilo que são os mais indicados para este tipo de procedimento e ao chegar nessa necessidade, entende-se que é para uma melhora de qualidade de vida do paciente.


O diagnóstico da cirurgia ortognática nem sempre é fácil, muitas vezes achamos que está tudo bem e que aquela dor ao mastigar faz parte do nosso dia a dia, porém, com o tempo essa dor pode tornar-se algo pior ou até mesmo irreversível, por isso, escute o seu corpo e previna-se.


Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto o restante do corpo.

E você? A quanto tempo não vai ao dentista?

261 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Para que serve o BOTOX?

Primeiramente é interessante esclarecer que o Botox na verdade é o nome comercial da toxina botulínica. O uso mais comum são para o tratamento de rugas, marca de expressão, para pés de galinha e marca

bottom of page